Adminstrativo
Histórico
Como tudo começou?
A Coopera foi fundada em 27 de janeiro de 1959, em Forquilhinha, na época distrito de Criciúma, com 60 associados e com Alfredo Michels como primeiro presidente. A primeira razão social foi Cooperativa de Eletrificação Rural de Forquilhinha (CERFOL). A Cooperativa nasceu para atender com o fornecimento de energia elétrica de boa qualidade e com baixo custo, principalmente, as comunidades agrícolas, o comércio e as pequenas indústrias rurais na região.
Desenvolvimento e crescimento
O desenvolvimento veio com o tempo, e a Coopera cresceu em sintonia com a comunidade. As necessidades dos associados e consumidores dos municípios de Forquilhinha, Nova Veneza e parte de Criciúma foram atendidas com muita dedicação, trabalho e energia. Com o avanço ao longo dos anos e ampliação das redes, cumpriu o objetivo de atender todas as propriedades rurais na sua área de atuação, proporcionando o desenvolvimento da agricultura de produção de grãos. Com o crescimento do ramo agropecuário, surgiu a necessidade de diversificar as atividades da Cooperativa, para melhor absorver a própria produção e, também, comercializá-la. Assim, a razão social teve que ser alterada em virtude da diversificação de atividades. No dia 21 de julho de 1985, passou a denominar-se Cooperativa Mista Pioneira Ltda - Coopera, e teve como presidente Bruno Back. A partir daí, além do fornecimento de energia elétrica, passou a operar no setor agropecuário, englobando seis unidades.
Desmembramento e reforma estatutária
Com o passar dos anos algumas mudanças foram necessárias. Para garantir a qualidade da energia distribuída aos associados e ampliar investimentos nas redes de distribuição, em setembro de 2003 foi encerrado o setor agropecuário, e passou a atuar exclusivamente no setor elétrico. Três anos depois, em 19 de agosto de 2006, a partir de uma Assembleia, foi aprovada a reforma estatutária e adequação do nome às atividades, mudando sua razão social para Cooperativa Pioneira de Eletrificação – Coopera, que se mantém até hoje. Em 2016 mais um desmembramento foi efetivado. Desta vez possibilitou a criação de uma nova cooperativa, a Cooperativa Pioneira de Geração e Desenvolvimento. A aprovação do desmembramento caracterizou um marco histórico para a Cooperativa. Em 2017, diversificando seus negócios, criou a Coopera Telecom, com serviços de internet com fibra óptica e infraestrutura digital de alta qualidade para atender o Sul de Santa Catarina. Em 2018, investiu também na Coopera Soluções Elétricas com a instalação de uma ampla e moderna loja de materiais elétricos. Em 2019 completou 60 anos de bons serviços prestados aos associados e consumidores, sendo referência nacional na distribuição de energia elétrica no sul do Estado de Santa Catarina. Atualmente conta com 83 funcionários e atende com excelente padrão de qualidade mais de 24 mil associados e consumidores nos municípios de Forquilhinha, Nova Veneza e parte de Criciúma. Seguindo firme na missão de distribuir energia elétrica de qualidade com segurança, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da comunidade e promovendo o cooperativismo.
Fotos históricas
-
Consumidores
-
Administrativo
-
Informações Técnicas
-
Privacidade