Informações técnicas
Pesquisa e Desenvolvimento
P&D
Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as empresas concessionárias, permissionárias ou autorizadas de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica devem aplicar anualmente um percentual mínimo de sua receita operacional líquida no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor de Energia Elétrica.
Assim, a Coopera iniciou 2012, com mais 16 cooperativas de eletrificação de Santa Catarina, o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O projeto consiste no desenvolvimento de um hardware e um software para identificação e combate a perdas elétricas do sistema de distribuição, com nome de "Sistema de medição em dois níveis para mitigação das perdas técnicas e comerciais em cooperativas de eletrificação rural".
Desenvolvido pela Faculdade Satc, UFSC e Plan4, todas instituições com experiência no tema, e duração de 36 meses, o projeto possui investimento total de R$ 1.354.343,26. A Coopera participará com o valor de R$ 342.265,20. Os valores são proporcionais a Receita Operacional Líquida de cada cooperativa e proporcionalizados nos meses conforme os gastos do projeto.
-
Consumidores
-
Administrativo
-
Informações Técnicas
-
Privacidade